Carros elétricos ou movidos a hidrogênio é um dos grandes assuntos do momento.
Nesses últimos tempos temos ouvido falar e mais do isso assistido seminários e palestras falando sobre as novas tecnologias de veículos com zero emissões. Mas a pergunta que sempre é feita, e que não existe uma resposta definitiva é: estas tecnologias são viáveis para o mercado brasileiro? A resposta normalmente é sim, no entanto, há outra pergunta: necessitamos delas agora?
Acredito que antes de optar pelo uso de carros puramente elétricos temos alguns caminhos a percorrer até que estas tecnologias se tornem viáveis economicamente para o cenário brasileiro.
O Brasil diferentemente dos já desenvolvidos países europeus, não tem condições de subsidiar a compra destes carros elétricos e muito menos renovar a sua grande frota de veículos antigos. Somente para exemplificar o mais barato carro elétrico disponível no Brasil vindo da China custa hoje por volta de R$ 150mil (outubro 2021), sendo que a segunda colocação e um pouco menos compacta passa dos R$200 mil.
Leia também: SIM, ADITIVOS AJUDAM A ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL
O Brasil poderá optar por várias matrizes de combustíveis para lidar com as suas características socioeconômicas. Uma parte será de carros elétricos e outra usará veículos híbridos usando etanol-gasolina ou elétrico-célula de hidrogênio.
Uma frota predominantemente elétrica enfrentaria vários gargalos. Apesar de sermos um dos países com uma das maiores porcentagens energia elétrica provenientes de fontes renováveis, esta categoria de energia por vezes está ameaçada por razões climáticas e necessita ainda de investimentos para atendimento da nossa demanda industrial e doméstica. Ainda tem questões de regulamentação sobre disposição de baterias, pontos de abastecimento, etc.
Sim, é uma verdade indiscutível que o carro elétrico (ou elétrico de célula de hidrogênio) é o futuro, mas entendo que devemos ainda e temos condições de aproveitar soluções intermediárias ou hibridas até que estas tecnologias se tornem mais acessíveis, pois a eficiência ainda é baixa.
Antes de sair comprando um carro elétrico, pois você é moderno, ecológico e tecnológico, faça algumas perguntas:
- Qual será minha utilização?
- Será meu único veículo?
- Como irei recarregar?
- A instalação elétrica de minha casa irá suportar o carregador? O meu condomínio de apartamentos tem como instalar este carregador?
- Sou uma pessoa que planeja meus trajetos e viagens?
- Deixo meu celular sem bateria com uma certa regularidade?
Mas se você já está convencido a entrar no mundo dos elétricos que tal comprar uma Scooter ou Bicicleta elétrica primeiro?
Assim, por muitos anos à frente o Brasil utilizará combustíveis fósseis e renováveis, em nosso caso o etanol seja de primeira ou segunda geração. Para preservar o motor do seu carro, prefira sempre combustível aditivado. Até mesmo para o etanol, já existem opções no mercado com aditivos que protegem contra a corrosão e reduzem a fricção dos internos do motor aumento assim a vida útil e eficiência destes. A linha “mph” de aditivos para gasolina e etanol da Dorf Ketal proporciona benefícios excepcionais para o seu veículo. Cuide daquele que lhe é caro! Saiba mais em milexadditives.com.br.
Gostou do nosso artigo? Caso você queira obter mais informações sobre este ou qualquer outro assunto, entre em contato com nossa equipe aqui.