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Biocombustíveis e as mudanças climáticas

Biocombustíveis

Brasil, biocombustíveis e mudanças climáticas

O Brasil está um passo à frente na questão energética e desponta como uma das matrizes mais limpas e diversificadas do planeta. É isso que mostra o estudo Balanço Energético Nacional (BEN 2021): 48% do mix energético do país é oriundo de fontes renováveis, ao passo que, na média global, 86% tem origem não renovável, como petróleo e carvão.

O país está entre os três maiores produtores mundiais de biocombustíveis e terá papel fundamental na viabilização da meta assumida na COP26 de reduzir 50% das emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2030.

O RenovaBio (Política Nacional de Biocombustíveis) é considerado o maior programa de biocombustíveis do mundo, atuando no estabelecimento de metas nacionais de redução de carbono para o setor de combustíveis, com mecanismos de incentivo a uma maior produção e participação de fontes renováveis na matriz energética de transportes. Veja alguns pontos de destaque do biocombustível:

  • Sustenta uma grande cadeia produtiva no país, interligada ao agronegócio, trazendo diversos desdobramentos positivos.
  • É renovável, polui cerca de 80% menos que o diesel fóssil e melhora a qualidade do ar nas grandes cidades, favorecendo a saúde pública.
  • Diminui a dependência do diesel importado, inclusive com possibilidade de exportação, sendo uma importante via para a recuperação pós-pandemia.
  • Promove o desenvolvimento regional, com geração de emprego e renda.

O biodiesel e o etanol

Os dois principais biocombustíveis no Brasil são o biodiesel e o etanol. O biodiesel pode ser produzido a partir de oleaginosas como mamona, o algodão, o amendoim, o dendê, o girassol e a soja), além de matérias-primas alternativas, como gordura animal, óleos de frituras e gorduras residuais. 

Já o etanol é produzido a partir da cana-de-açúcar, porém pesquisas vêm sendo realizadas para que o milho também sirva de matéria-prima para sua produção.

O país adotou uma política paulatina da adição de biodiesel ao diesel comum, como meio de inserção do produto no mercado, conforme a Lei 11.097/2005. Dessa maneira, ficou estabelecido um incremento obrigatório do biodiesel ao diesel de 2%, de 2005 a 2012; e de 5%, a partir de 2013.

O etanol tornou-se uma realidade no Brasil, a partir de 1970, quando teve início o programa chamado de Proálcool. Em meio à crise do petróleo mundial, o etanol foi a alternativa econômica encontrada como combustível. O Proálcool foi o principal programa de incentivo à produção de etanol no país.

Atualmente, o país produz aproximadamente dez bilhões de litros por ano. A produção de cana-de-açúcar no país cresceu muito e a instalação de usinas sucroalcooleiras deu um salto quantitativo enorme. Os estados que mais produzem cana-de-açúcar no país são, respectivamente, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul. Existem, aproximadamente, 400 usinas instaladas no país.

Por que aditivar biocombustíveis?

O etanol é um excelente combustível de origem renovável, porém, como todo combustível, embora em menor escala que a gasolina, tende a acumular sujeira nas válvulas e bicos injetores. Em carros Flex, este fenômeno ocorre em maior proporção. Por pertencer a família dos álcoois, o etanol não possui lubricidade o que compromete a vida útil das partes internas do motor. Assim, a linha mph® de aditivos para gasolina e etanol possui formulação especial com agentes dispersantes e modificadores de fricção que mantêm os sistemas limpos e aumenta a vida útil dos componentes internos do motor.

O biodiesel, é uma mistura de ésteres derivados dos ácidos graxos presentes em suas matérias-primas, e quando misturado ao diesel de refinaria (formando assim o diesel B), aumenta o potencial de formação de sujeira nos filtros e bicos injetores dos veículos e equipamentos movidos a diesel. Assim, é praticamente obrigatório fazer o uso de aditivos no diesel B. A linha milEx® de aditivos para Diesel B é a mais avançada do mundo, pois, redefine o conceito de eficiência do combustível. Mantém o sistema de filtração, injeção e câmara de combustão limpos, e por possuir em sua formulação a molécula Combtron™ (melhorador de combustão), proporciona economia real e instantânea de combustível, reduzindo de maneira significativa os custos de manutenção e com diesel. Para cada real gasto com o aditivo é proporcionado um retorno do dinheiro aplicado entre dois e quatro reais.

milEx|mph. Redefinindo o conceito de eficiência de combustível.

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