No Brasil, um dos grandes problemas com a manutenção do motor diesel é o manuseio adequado do combustível. A contaminação com óleo diesel ainda é um problema regular e é algo que os técnicos mecânicos devem estar atentos. Quando um técnico descobre que há contaminação do combustível, a fonte provável é o local que vendeu o combustível ao cliente devido a práticas inadequadas de armazenamento.
No entanto, às vezes a contaminação pode vir com a forma como um técnico lida com a substituição do filtro de combustível, escorvando o filtro com combustível de baixa qualidade ou fazendo isso de forma inadequada e causando contaminação.
A boa notícia é que fabricantes adotaram medidas para evitar a ocorrência de contaminação do sistema de combustível durante a remoção do filtro de combustível” medidas estas, via modificação de projeto, para melhorar o processo de escorva.
A maneira correta de fazer isso é um técnico derramar o combustível através do anel externo e esperar cerca de 15 minutos ou mais para que o combustível passe pelo meio de filtragem. No entanto, algumas pessoas apressam o processo e não esperam que o combustível passe antes de colocar o filtro no veículo. Se isso for feito, há uma boa chance de ocorrer contaminação e, se isso acontecer, mesmo uma partícula de 20-30 mícrons pode causar estragos no sistema, especialmente nas novas tecnologias de motor diesel common rail, onde se ocorrer contaminação, ele pode entupir orifícios-chave no sistema common rail e levar à falha do injetor.
A contaminação do combustível também ocorre nos tanques de armazenamento da propriedade, sendo este um dos principais vetores de contaminação. Torna-se crítico quando nunca se realiza limpeza das borras acumuladas com o tempo e uso indiscriminado de embalagens inadequadas.
Boas Práticas para preservar o diesel:
- Não reutilizar tambores, contentores plásticos ou caixas de água para armazenar o diesel B.
- Proceder drenagem do tanque de diesel B diariamente pela manhã; sempre antes e após o recebimento de novo carregamento; após a ocorrência de chuvas fortes. Utilize recipientes fechados de pelo menos 20 litros de preferência com certo nível de transparência. Abra então o dreno cuidadosamente até que seja observado somente a saída de diesel. Chegando nesta condição, feche o dreno. Observação: sempre use todos os equipamentos de segurança recomendados pela legislação e cuide para que não haja nada que possa provocar faíscas no local, mantendo o mesmo sempre arejado. Após algumas horas, você verá que houve uma separação no recipiente. Água e sedimentos ficam no fundo e algum diesel residual fica na parte superior e que pode ser reaproveitado, podendo ser reenviado para o tanque ou separado para ser usado na lavagem de peças na oficina.
- Avalie o aspecto do diesel recebido. Recuse se estiver turvo.
- Considere proceder limpeza do tanque no mínimo uma vez ao ano. Há dois tipos de limpeza, a química e a mecânica. A limpeza química é rápida e simples. A limpeza química permitirá a remoção de sedimentos e borras envelhecidas e irá formar uma camada protetora no tanque protegendo o mesmo contra a corrosão. Contate um representante Dorf Ketal para avaliar a condição do seu tanque para então definir o melhor procedimento de limpeza.
- Periodicamente avalie a integridade do tanque, principalmente em relação aos vazamentos.
- Não utilize vasilhames, conexões, válvulas, telas, filtros ou tubulações de cobre, bronze ou latão. A presença do cobre quando em contato com o diesel provoca aceleração na degradação, causando turvação e consequente geração de sedimentos.
- Armazene o diesel em local sombreado, para evitar altas temperaturas. O diesel também passa por degradação quando submetido a temperaturas elevadas.
- Cuide do sistema de filtração da sua estação de abastecimento, pois, manter a integridade deste sistema significa garantir durabilidade da bomba injetora e injetores e a obtenção de outros benefícios. Os filtros devem ser verificados rotineiramente; tanto o filtro coalescente (copo) quanto o filtro prensa. A troca dos elementos filtrantes deve ser feita conforme a especificação de cada fabricante, ou sempre que o manômetro de controle indicar pressão acima da recomendada. Somente devem ser utilizados elementos filtrantes indicados para o modelo do equipamento, não sendo indicado o reaproveitamento dos elementos usados. Independentemente do tipo de filtro utilizado é recomendado o reservatório de diesel filtrado seja limpo, pois, o mesmo também acumula sedimentos. A boa gestão, recomenda que sempre sejam registradas as datas das trocas e que sejam feitas anotações do que foi realizado.
- Utilize o milEx S9000 como aditivo coadjuvante para realizar as limpezas químicas dos tanques de forma efetiva.