A contaminação na armazenagem do Diesel pode causar vários problemas em máquinas agrícolas, veículos e motores industriais, entre outros equipamentos. Mesmo que o Diesel B tenha sido recebido da distribuidora dentro das especificações, o mesmo pode sofrer contaminação e/ou degradação durante sua armazenagem no seu ponto de consumo. Vale lembrar que normalmente a mistura Diesel A + Biodiesel é feita no momento do carregamento, pois separadamente são mais estáveis.
Fatores que normalmente influenciam esta possível contaminação são:
• Qualidade e Manutenção do tanque
• Localização
• Meio Ambiente (umidade e temperatura)
• Tempo de Estocagem
• Frequência de Drenagens
• Manuseio (carregamento e descarregamento)
Formação de Borras
Na contaminação do Diesel, as chamadas borras ou depósitos sólidos podem ter várias origens podendo ser desde sujeira, pó, terra, devido a problemas de manuseio do produto no carregamento ou ainda uma borra formada por processos de interação do Diesel com o Biodiesel, mas a mais relevante e frequente é a contaminação microbiológica.
É sabido que durante a extração dos óleos vegetais e sua transformação em Biodiesel boa parte dos antioxidantes naturais são perdidos durante este processamento, sendo este o motivo que os produtores de Biodiesel acrescentam antioxidantes para sua preservação. No entanto, este antioxidante é consumido com o passar do tempo e também quando o Biodiesel encontra com o Diesel neste podem existir compostos que favoreçam a formação de compostos insolúveis, porém estes em pequena quantidade.
O principal fator de formação de borras segue sendo de origem biológica (fungos e bactérias), principalmente nos tanques sem drenagem periódica e com condições que favoreçam entrada de água e/ou condensação.
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Crescimento Biológico
A presença de contaminação Microbiológica é um fenômeno conhecido nos tanques de armazenamento de Diesel, porém com a introdução do Biodiesel que é biodegradável e higroscópico este problema se agravou a ponto de serem implementadas outras práticas de manuseio.
Mesmo seguindo estes novos procedimentos, pode-se dizer que é muito difícil de evitar a presença de água nestes tanques e é justamente devida a esta presença que fungos e bactérias se desenvolvem se alimentando principalmente do biodiesel presente no combustível.
O milEx S9000 e a contaminação na armazenagem do Diesel
Obviamente, este problema se agrava quanto maior for o tempo de armazenamento. Ciente do problema o produto milEx S9000 conta com um biocida específico para aplicação em Diesel com eficácia comprovada e testada em nosso laboratório de microbiologia instalado no nosso centro de pesquisas em Nova Santa Rita – RS – Brasil.
A seguir Temos exemplos de contaminação presentes no Diesel e a solução milEx S9000:
Resultados Obtidos em testes de Laboratório Microbiológico (Dorf Ketal Brasil):
A seguir são mostrados os resultados das análises de avaliação de Bactérias Totais pelo método TSA e também da presença de fungos pelo método Saboureaud. A amostra controle ou Diesel contaminado sem tratamento foi aditivada com 3000 ppm de milEx S9000 uma única vez e foram coletadas amostras, inoculadas e avaliadas após 20 min, 24 horas e um mês. Abaixo temos os resultados obtidos:
Bactérias Totais:
Fungos:
Tratamento Preliminar de Tanques de Diesel: “Diálise”
Dependendo do nível de contaminação presente nos tanques de armazenamento de Diesel, tais como: borras, água e outros sólidos, é recomendado que após a adição do milEx S9000 (incluir link site) se faça uma filtração deste Diesel em equipamento específico para este fim. Este procedimento denominamos de “Dialise” pois se assemelha a um procedimento utilizado pela medicina. A necessidade da utilização deste equipamento (figura abaixo) deve ser avaliada por um técnico da Dorf Ketal que acompanhará o processo.
Observação
As dosagens para tratamento do milEx S9000 em relação ao seu efeito Biocida podem variar de acordo com o nível de contaminação do Diesel, podendo ter dosagem inicial variando de 500 a 5000 ppm.
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