Em diversas partes do mundo, e no Brasil não é diferente, abastecer qualquer veículo requer bastante atenção em relação à qualidade do combustível. Consideramos nesta publicação dois aspectos fundamentais: Aquisição e Armazenamento.
Aquisição
Para os motores a diesel, a preocupação deve ser redobrada em relação a pureza. Mais de 50% da vida útil do motor a diesel é determinada pela qualidade na hora do abastecimento. A busca por fornecedores confiáveis é de vital importância. É preciso ficar atento aos preços muito baixos ou também à queda no desempenho do veículo. Tais fatores indicam que pode haver algo de errado com o diesel.
Armazenamento
O diesel B, produzido nas Refinarias e misturado ao biodiesel nas Distribuidoras credenciadas, sai especificado em conformidade com a legislação, pelo menos é o que se espera. A duração do diesel B sem qualquer tipo de tipo de tratamento tem prazo máximo de até 30 dias em relação à estabilidade oxidativa. No entanto, contato excessivo com a ar e água, pode reduzir drasticamente este tempo de duração, pois ocorre até degradação por ação de bactérias e fungos.
A única saída é adotar um programa de boas práticas de armazenamento seguida da aditivação com agentes estabilizantes, a exemplo do milEx S9000, o único produto do mercado com a molécula CombtronTM que proporciona conservação e economia real de consumo do diesel.
Para saber mais sobre as boas práticas para armazenamento do diesel, baixe aqui a Ficha de Instruções do milEx S9000.